Já ouviu falar da erisipela? Sabe que doença é essa? Então veja nesse artigo Erisipela: Suas causas, Sintomas e Tratamentos,
Hoje falaremos de uma doença com nome incomum, e que é recorrente se você não se cuidar.
Eu mesmo que vos fala, vacilei e já tive essa doença em 4 ocasiões. Sendo a última recentemente agora, que veio em grau menos agudo que a anterior, mas que mesmo assim não deixou de ser dolorida ao extremo.
Em razão disso, resolvi fazer esse vídeo para alertar sobre essa doença, que de tão incomoda, pode cancelar até viagens com hotel reservado, que já foi meu caso há anos atrás.
Um recado pra você que está precisando de uma dieta e não sabe como começar. O Canal e Blog Saúde na Web te presenteia com um Ebook Grátis sobre o Jejum Intermitente, clique aqui ou no banner abaixo e baixe o seu é totalmente grátis.
O que é Erisipela e Como é Contraída?
A erisipela é uma infecção cutânea comum, que afeta principalmente as camadas mais superficiais da pele.
Essa doença é causada por bactérias, geralmente streptococcus pyogenes, que entram na pele através de uma pequena lesão, como um corte, arranhão ou até mesmo uma picada de inseto.
Esses microrganismos aproveitadores se instalam e começam a causar uma inflamação intensa.
Você já se cortou com uma folha de papel? Um pequeno corte, já e o suficiente para as bactérias encontrarem o caminho perfeito para a infecção.
Claro, ninguém quer passar por isso, mas é bom saber o que pode acontecer e como evitar.
Quais São as Causas da Erisipela?
As causas são de natureza simples: uma janela de entrada para as bactérias. Pode ser um corte, uma úlcera ou até mesmo um microssangramento que você nem percebeu.
A erisipela também é mais comum em pessoas com problemas de circulação sanguínea, diabetes ou imunidade baixa. Se você já teve uma infecção antes, suas chances de ter erisipela aumentam. Como foi meu caso que já citei no início do vídeo.
Sintomas: Como Reconhecer a Erisipela?
Os sintomas da erisipela são bem característicos. Você vai notar uma área vermelha na pele, geralmente nas pernas ou até mesmo no rosto em alguns poucos casos, que se espalha rapidamente.
Essa área fica quente, inchada e dolorida. Muitas vezes, a pessoa também tem febre, calafrios e mal-estar.
Imagine uma queimadura de sol bem intensa, que além de tudo ainda dói muito e incha. Pois é, nada agradável. Se esses sintomas aparecerem, é hora de procurar um médico.
Tratamentos: O Que Fazer?
A boa notícia é que a erisipela tem tratamento. O mais comum é o uso de antibióticos, que ajudam a eliminar a bactéria. Seu médico pode prescrever penicilina ou outros antibióticos, dependendo do caso.
Além disso, é importante cuidar da área afetada: manter a pele limpa, usar compressas frias para aliviar o inchaço e, se possível, elevar a perna afetada para melhorar a circulação.
Descansar também faz parte do tratamento, então aproveite para colocar os pés para cima e assistir aquele seriado que você tanto gosta.
Prevenção: Como Evitar a Erisipela?
Prevenir é sempre melhor que remediar. Para evitar a erisipela, mantenha a pele hidratada e cuide de qualquer ferida, por menor que seja.
Se você tem problemas de circulação, tente manter as pernas elevadas sempre que possível e use meias de compressão se recomendadas pelo seu médico.
E, claro, não subestime a importância de uma boa higiene. Lavar bem as mãos e evitar tocar em feridas pode parecer óbvio, mas faz toda a diferença.
Conclusão
A erisipela pode ser assustadora, mas com o tratamento correto e cuidados simples, é possível se recuperar rapidamente.
Fique em alerta para os sinais e não hesite em procurar ajuda dos médicos, caso note algo estranho. Lembre-se: seu corpo te mostra, ele dá sinais quando algo não está indo bem, e ouvir esses sinais é o primeiro passo para uma vida mais saudável.
Cuide-se e mantenha sua pele protegida! E lembre-se, um pequeno corte merece atenção, mesmo que pareça insignificante. Afinal, prevenir é sempre do que remediar, sempre será.
Espero que este artigo tenha ajudado a esclarecer suas dúvidas sobre a erisipela. Qualquer dúvida, estou por aqui!
Dica do Blog
Já que falamos em uma doença da pele, quer ter uma pele macia e jovem, e ainda combater a inflamação reforçando as defesas do organismo, veja esse vídeo:
Então, é tudo isso que você viu no vídeo, um produto 100% natural e sem contra indicações.
Clique aqui ou no banner abaixo e peça já o seu Reskin Colágeno Prebiótico, e mantenha a beleza e saúde do seu maior órgão, sua pele.
O que achou desse post? Deixe sua opinião nos comentários abaixo. Para ver esse artigo em vídeo, clique no player abaixo: