Porque Temos Pesadelos
Você já deve ter se perguntado, mas afinal, Porque temos pesadelos? Por que eles acontecem, e também o que é apneia do Sono? São dúvidas que martelam nossa mente em busca de respostas.
E vamos então as respostas, sem enrolação, direto ao ponto como é hábito do blog, mas antes disso não custa te lembrar, e também não custa nada pra você deixar seu comentário dizendo se gostou ou não da matéria. E também compartilhar com seus amigos e contatos, caso goste.
O Que é Pesadelo?
O pesadelo é aliado a sentimentos negativos, como ansiedade ou medo, ele é um sonho perturbador, que na maioria dos casos, faz com que acordemos no meio da noite.
O Pesadelo assim como o sonho, ocorre na quinta fase do sono, onde nosso sono é mais profundo. Se você não conhece as fases do sono e quer se aprofundar no assunto, clique no player abaixo e veja um vídeo que fizemos em nosso Canal no Youtube ano passado referente ao assunto.
Os especialistas também chamam essa fase do sono de REM, que é uma sigla em inglês que significa movimento rápido dos olhos.
Segundo Gary Fireman, Pesquisador do Departamento de Psicologia da Universidade de Suffolk na Inglaterra, os pesadelos são uma forma de processar informações e experiências que não conseguimos compreender direito, enquanto acordados.
Ele explica ainda que nosso cérebro tenta nos proteger de alguns sentimentos considerados perigosos, deixando-os “presos” no inconsciente.
Enquanto dormimos, a “porta” que divide a parte consciente da inconsciente se abre. A partir desse encontro que os sonhos e pesadelos são formados.
Apneia do Sono
A Apneia é um distúrbio do sono. Ela é caracterizada por ruídos e interrupções respiratórias, que ocorrem em média 5 vezes em um período de 60 minutos.
Muitas vezes, ou quase sempre, a pessoa nem percebe, essas pequenas pausas chegam a diminuir a concentração de oxigênio no sangue.
Em outras ela acorda, é muito comum pessoas terem pesadelos com afogamentos ou sufocamentos, onde ela sente a falta de ar nesse momento da apneia, e faz com que ela acorde em busca da respiração.
É daí que derivam as consequências mais sérias desse distúrbio. A redução de oxigênio superativa o sistema nervoso, que eleva o nível dos batimentos cardíacos e estimula a contração dos vasos sanguíneos.
Com o tempo, esse problema se prolonga, e faz com que a apneia do sono possa ser considerada, um fator de risco para a pressão alta e arritmia cardíaca.
Como Evitar Os Pesadelos
Uma maneira de minimizar os pesadelos, é o tratamento da apneia. E como se trata a apneia?
Muito simples, apresento pra vocês o Air Sleep, um produto super prático e higiênico, que além de combater a apneia, faz com que você pare de roncar.
Com Air Sleep você melhora a qualidade da sua respiração durante o sono, combate a apneia, e ainda para de roncar, o seu marido, esposa, ou quem dorme próximo a você agradece.
Clique aqui ou na imagem acima e saiba mais.
Há ainda outras maneiras que ajudam a impedir dos pesadelos acontecerem, como reduzir a quantidade de cafeína ingerida ao longo do dia, praticar exercícios físicos no seu dia a dia, evitar ver filmes de terror antes de dormir e também moderar o consumo de bebidas alcoólicas antes do sono.
Quer acompanhar essa matéria em vídeo? É só clicar no player abaixo: