Desequilíbrio Hormonal As 5 Principais Causas E Como Solucionar
Veja nesse artigo como funciona o desequilíbrio hormonal. As 5 principais causas e como solucionar esse problema!
Os hormônios trazem mensagens química do seu corpo. Quando você tem um desequilíbrio hormonal, você quantidade grande ou mínima de um determinado hormônio. Mesmo pequenas mudanças podem ter sérios efeitos em todo o seu corpo.
Desequilíbrios hormonais comuns, tanto afetam homens, como mulheres. É normal passar por um ou dois períodos de desequilíbrio hormonal ao longo da vida.
Ele é comum aos homens por exemplo durante a puberdade. Já para as mulheres durante a gravidez ou menstruação.
No entanto ele pode ser atribuído por fatores externos. O que é o que vamos ver nesse vídeo: O Desequilíbrio hormonal as 5 principais causas e como solucionar.
Obesidade
A obesidade contribui e muito para o desequilíbrio hormonal de nosso corpo. Ela afeta não só os hormônios da tireoide, como também: Os do estrogênio; Testosterona; Cortisol e Progesterona.
Como solucionar
A solução pra isso é simples basta você emagrecer e ter uma alimentação mais balanceada e uma vida mais saudável.
E como perder peso? O jejum intermitente é um tipo de dieta que faz você perder peso pra valer. É um tipo de jejum que está em voga no mundo fitness.
Clique aqui ou no banner acima e baixe um ebook totalmente grátis. Com um guia de emagrecimento com o jejum intermitente.
Estresse
Estar irritado com facilidade, estressado, ansioso ou até com depressão. É um outro sinal que seus hormônios podem estar desequilibrados.
Alterações bruscas de humor perante situações que antes eram normais. Costumam evidenciar o desequilíbrio hormonal.
Um exemplo clássico disso nas mulheres é a chamada TPM, tensão pré-menstrual. De forma mais significativa na menopausa.
Solução
Terapias são indicadas para a solução dessa causa. Praticar atividades físicas é outra recomendação, para promover a sensação de bem-estar.
Sono Irregular
Não ter um sono adequado ou ter dificuldades para dormir é uma outra causa séria que indica que seus hormônios podem estar desequilibrados.
A melatonina que é o hormônio que ajuda a promover o sono pode estar com seus níveis desequilibrados. Isso afeta a qualidade do sono. O que gera cansaço no dia seguinte.
Como Solucionar
O ideal seria procurar um endocrinologista. Para que o mesmo através de exames de sangue. Consiga aferir os níveis de hormônio. E em caso de insuficiência, indicar o tratamento adequado.
No entanto, se você não tem problemas para pegar no sono. Contudo, acorda várias vezes durante a noite pela apneia, que são aquelas paradas respiratórias?
Indicamos pra você o clipe nasal Air Sleep. Com o Air Sleep você melhora sua respiração durante o sono. E além de acabar com a apneia do sono, faz você parar de roncar já na primeira noite de uso.
Clique aqui ou no banner acima e saiba mais sobre o Air Sleep.
Cansaço Excessivo
Quando faltam os hormônios da tireoide. Como já vimos aqui em uma edição desse Blog em novembro/21. São hormônios esses que controlam e regulam o metabolismo. Nosso corpo começa a trabalhar mais lentamente, diminuindo a frequência cardíaca e nosso raciocínio.
É quando nos sentimos mais cansados, pelo ritmo de energia ter caído. A concentração também fica afetada.
Solução
Os endocrinologistas, quando há alteração na produção dos hormônios da tireoide. Indicam a reposição hormonal. Eles pedem a reposição do hormônio T4 e a realização de exames regulares para aferição.
Cuidados alimentares e a prática de atividades físicas são recomendações dos profissionais da área.
Má Digestão
Os problemas digestivos podem indicar que você pode estar comendo mais do que o necessário. Ingerir muitos produtos industrializados, pode levar ao desequilíbrio dos hormônios da fome e da testosterona.
Os hormônios da tireoide desregulados, podem ocasionar uma digestão mais lenta e a sensação de barriga cheia por mais tempo, o que dificulta o bom funcionamento do metabolismo do corpo.
Solução
É recomendado ir a um endocrinologista, para que o mesmo solicite exames que possam comprovar que esse fator esteja ligado aos hormônios da tireoide, e que se possa iniciar um tratamento de reposição hormonal.
Gostou desse post? Deixe sua resposta nos comentários. Para ver esse artigo em vídeo, clique no player abaixo:
Fontes: Tua Saúde, Magscan, Eigier Diagnósticos, Unidos e Saúde Não se Pesa.