QUAIS OS BENEFÍCIOS DESSE ALIMENTO NATURAL, COMO E QUANTO CONSUMIR
O mel puro é a melhor opção para adoçar os alimentos, pois é muito mais saudável do que os açúcares de mesa. Além disso, este alimento é rico em vitaminas e minerais que fortalecem o organismo e ajudam no combate a doenças, não obstante sempre fica a pergunta, mas quantos tipos de mel existem? E qual a funcionalidade de cada um e também quanto consumir por dia? Vamos primeiramente identificar cada um deles e seus benefícios…
Tipos de Mel e seus benefícios
1. Mel de Laranjeira
Produzido pelas popularmente conhecidas abelhas tipo “Europa”, também chamadas de Apis Mellifera, ele é bastante encontrado na região Sudeste, mais precisamente na república do Café com leite, maneira de como eram chamados na época do Brasil colônia, os estados de Minas Gerais e São Paulo.
Esse mel tem coloração bem clara, aroma suave e sabor cítrico. Dentre todos os tipos de mel, é o mais indicado para os sócios do Clube da Insônia, ou seja, para quem tem dificuldades para dormir, pois auxilia no combate da mesma. É também o principal tipo de mel para melhorar o funcionamento do intestino.
2. Mel de Eucalipto
Também produzido pela Abelha Européia, ele é encontrado nas regiões Sul e Sudeste.
Possui um sabor mais intenso e coloração escura. Isso ocorre por conter uma grande quantidade de nutrientes como ferro, magnésio, cálcio e enxofre.
Auxilia principalmente no tratamento de doenças respiratórias, como tosses, resfriados, sinusite, irritação da garganta e bronquite, além de também auxiliar no tratamento de infecções intestinais e das vias urinárias.
3. Mel silvestre
Diferentemente do mel da florada da laranjeira ou do eucalipto, que são produzidos apenas pelas abelhas européias, o tipo silvestre além delas, também é produzido pelas africanas.
É o mais ingerido no País e proveniente de diversas flores (multifloral). Tem efeito antioxidante, propriedades calmantes e laxativas, além de ser considerado interessante para a pele e para as vias respiratórias. Estimula a imunidade e ainda é um revigorante natural. auxiliando contra o envelhecimento e ajudando no controle de acnes e rugas. Ele é o tipo de mel que deve ser usado nas receitas caseiras de hidratação capilar.
Pode ser encontrado durante a primavera/verão, em todo o Brasil.
Caso prefira, pode conferir essa matéria em vídeo, é só clicar abaixo:
Maneiras de Consumir Mel
O mel puro é um substituto perfeito ao açúcar refinado. Ele pode ser usado no preparo de diversas receitas, como bolos, tortas e biscoitos. Além disso, é muito interessante combiná-lo em receitas salgadas, como por exemplo o frango com mel.
Ele também pode ser utilizado juntamente com frutas, cerais, iogurtes e sucos. Muita gente coloca no leite. No entanto, tome cuidado para adicionar a colher de mel depois de esquentar o leite. O aquecimento do mel puro em excesso pode causar a perda de algumas enzimas do alimento e isso faz com que ele perca boa parte de suas propriedades medicinais. Por isso, a nossa recomendação é que em caso de cristalização, ele seja colocado apenas em banho maria e nunca no microondas.
Contra indicações no uso do mel
Apesar de seus inúmeros benefícios, como todo alimento ingerido em excesso faz mal a saúde, com o mel não é diferente. O mel em excesso pode aumentar o nível de açúcar no sangue, fazendo com que ocorra o sobrepeso, e futuramente uma diabetes.
Outro malefício do mel, é que em crianças pode causar botulismo infantil. Por isso a própria ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), não recomenda que crianças menores de um ano façam a ingestão de mel. Tudo por conta de uma bactéria chamada Clostridium botulinum que pode ocasionar o botulismo em crianças por que nessa idade, não temos o organismo preparado para eliminar as toxinas.
Quantidade recomendada para consumo
A quantidade diária recomendada para consumo de mel é de até uma colher de sopa cheia, ou seja, 25 gramas. Mas, em primeiro lugar, você deve inseri-lo em uma alimentação saudável.
Caso você ainda não tenha o costume de consumir mel ou esteja longe de casa e sem local para preparar a própria refeição, uma ótima solução para usufruir dos benefícios é carregar sempre com você alguns sachês de melzinhos. Consumir 1 melzinho pela manhã potencializa o cérebro de imediato e melhora nossa memória, nos garantindo muito mais disposição e produtividade durante o dia. Consumir mais 1 melzinho antes de dormir melhora a qualidade do sono.
E falando em sono, não perturbe quem dorme próximo a você, use o clipe nasal anti ronco Air Sleep, com Air Sleep, você já para de roncar na primeira noite de uso, clique aqui ou na foto abaixo e peça o seu.