O Que é Low Carb?
Afinal o que é Low Carb? Literalmente, é como diz a tradução desse termo em Inglês que significa baixos carboidratos, ou seja, é uma dieta alimentar baseada na redução ou corte total de carboidratos.
Os carboidratos estão presente em alimentos como pães, massas, cereais, tubérculos, frutas, doces etc.
Em uma alimentação normal, eles correspondem de 50% a 55% dos nutrientes ingeridos. Não existe uma porcentagem exata de carboidratos que possam ser consumidos na dieta low-carb, porém, mesmo com 10% de redução, já é possível observar alguns de seus efeitos.
Efeitos
Tais efeitos poder ser como, a saciedade prolongada, a diminuição dos níveis de triglicerídeos no sangue, o aumento do colesterol bom (HDL) e o controle da pressão arterial.
Entretanto, o efeito mais famoso da low-carb é o emagrecimento.
Isso acontece porque, quando não há tanto açúcar disponível (a glicose derivada dos carboidratos), o organismo passa a queimar a gordura armazenada para gerar energia e manter todos os seus processos em funcionamento, levando à perda de peso.
E como se a gordura, fosse um estoque de emergência para a produção de energia do nosso corpo. E a queima dessa gordura é o famoso seca barriga ou emagrecimento à vista.
Variações
Existem diversas variantes das dietas low-carb, com diferentes graus de restrição ao consumo de carboidratos, como a dieta de Atkins, a cetogênica, a Dukan e a paleolítica.
Contudo, em geral, elas costumam adotar as seguintes listas:
Alimentos permitidos
- Cortes magros de boi, porco e frango;
- Peixes e frutos do mar;
- Ovos;
- Verduras: folhas verdes (alface, agrião, couve, espinafre, rúcula) e vegetais não amiláceos (brócolis, couve-flor, rabanete, berinjela);
- Frutas com baixo índice glicêmico: abacate, amora, cereja, morango, mirtilo;
- Laticínios: queijo, manteiga, creme de leite e iogurte sem adição de açúcar;
- Nozes, amêndoas, castanhas e sementes (chia, linhaça, gergelim, semente de abóbora);
- Gorduras e óleos: azeite de oliva, óleo de coco, banha e óleo de peixe;
- Bebidas: chá, café, refrigerante sem açúcar e água.
Alimentos proibidos
- Alimentos ricos em carboidratos refinado: massas com farinha branca, pão branco, doces, bolachas, refrigerantes, sorvetes, suco de frutas e outros produtos que recebem adição de açúcar;
- Grãos com glúten: trigo, cevada e centeio;
- Embutidos e carnes processadas: bacon, linguiça, salsicha, mortadela, salame etc.
- Carnes com camada de gordura aparente: picanha, cupim, costela, frango com pele;
- Alimentos com gordura trans: margarina, biscoitos e salgadinhos de pacote (essas gorduras também podem aparecer no rótulo como “gordura hidrogenada” ou “gordura parcialmente hidrogenada”);
- Alimentos industrializados em geral.
Agora vamos aos 3 principais erros que as pessoas cometem ao praticar a dieta low carb:
Consumir Gorduras Ruins Com Exagero
Um dos erros mais comuns de quem adota uma dieta low-carb é acreditar que qualquer alimento pobre em carboidratos pode ser consumido à vontade.
Fazendo isso você pode ter uma ingestão excessiva de gorduras saturadas e trans, que por sua vezdsaumentam os níveis de colesterol ruim no sangue e favorecem as doenças cardiovasculares.
Dessa forma, embutidos, carnes processadas e cortes gordurosos devem ser evitados por serem ricos em gorduras saturadas, enquanto produtos industrializados devem ficar fora da alimentação por terem gordura transgênicas.
Ao invés disso, prefira alimentos ricos em gorduras boas, como nozes, castanhas, sementes e azeite de oliva, e dê preferência às carnes magras.
Cortar Os Carboidratos Totalmente
Fazer uma dieta low-carb significa que você deve reduzir o consumo de carboidratos, não cortá-los completamente.
Afinal, eles são um dos três macronutrientes principais para o nosso organismo, junto com as proteínas e os lipídeos (gorduras).
Dessa forma como resultado, você simplesmente para de fornecer açúcar para o seu corpo. Ele vai entrar em estado de cetose, que consiste na queima de gordura para produzir energia, dando origem a moléculas chamadas corpos cetônicos.
Embora esse seja a principal razão da perda de peso das dietas low-carb. A cetose também causa sintomas como dor de cabeça, tontura, enjoo, gosto metálico na boca, mau hálito e fraqueza.
Esses efeitos desagradáveis podem fazer com que você desista da dieta, além de induzir o organismo a queimar a massa magra para obter energia.
Não Distinguir Carboidratos Bons dos Ruins
Carboidratos Ruins
Os carboidratos ruins são rapidamente absorvidos pelo organismo, levando a um pico de liberação de insulina.
Por essa razão, que eles têm um alto índice glicêmico são eles:
- Bebidas Adoçadas (como sucos artificiais e refrigerantes).
- Pão Branco
- Biscoitos e Bolos
- Doces e chocolates
- Sorvete
- Batata Frita e Chips
- Massas refinadas
Carboidratos Bons
Os carboidratos bons, por sua vez, costumam estar presentes em alimentos ricos em fibras, de forma que eles levam mais tempo para ser digeridos e absorvidos.
Assim, eles não despertam o pico de insulina (ou o fazem em grau menor) e como resultado, devem ser mantidos na dieta, mesmo com consumo limitado.
Pois são as principais fontes de vitaminas e minerais (principalmente no caso das verduras e legumes não amiláceos), veja quais são eles:
- Vegetais
- Frutas
- Legumes
- Oleaginosas (como amêndoa, nozes, avelã, macadâmia e amendoim)
- Sementes
- Grãos integrais (como a aveia, quinoa)
- Tubérculos (como batata doce).
Dica do Blog/Canal
Se você quiser emagrecer sem sofrer com dietas restritivas, como a dieta Low Carb dessa matéria em questão.
Clique aqui ou na imagem abaixo e conheça o Detox Caps, um produto 100% natural que vai detonar sua gordura localizada e fazer você perder peso de verdade.
Quer acompanhar essa matéria em vídeo? É só clicar no player abaixo: