O que é Incontinência urinária? Quais os sintomas? Como se tratar?
Tente imaginar você não poder realizar atividades simples, como ir a um cinema ou uma reunião de trabalho, sem a preocupação de não ter um banheiro por perto? É a chamada incontinência urinária. Cerca de 5% da população mundial sofre desse problema.
Ela consiste em perder urina involuntariamente pela uretra. Não somente em grande quantidade, mas também em pequenos escapes durante o dia.
Mesmo sendo comum nos homens e mulheres, as pesquisas mostram que as mulheres são mais propícias a ter esse problema, sendo que cerca de 40% delas, são acima dos 50 anos.
Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, na faixa de 5% dos homens que realizam a cirurgia de retirada da próstata, sofre desse distúrbio.
Sintomas
A Incontinência Urinária pode aparecer como sintoma de alguma doença, como cálculo vesica, infecção urinária, poliúria, tumores da bexiga e ouras doenças neurológicas, como Parkinson ou sequelas de AVC e também lesões na medula.
Tipos
Qualquer indivíduo pode ter Incontinência Urinária, mas ela não é uniforme em todos, existem três tipos desse distúrbio.
- Incontinência urinária de esforço: esse tipo de perda urinária ocorre quando a pessoa não tem força muscular pélvica para reter a urina. Sendo assim, as perdas urinárias serão desencadeadas por atividades como, espirrar, tossir, rir, levantar pesos ou fazer algo que põe a bexiga sob pressão ou estresse.
- Incontinência urinária de urgência: é um desejo tão forte e repentino de urinar que a pessoa não consegue chegar ao banheiro. Pode ocorrer também quando há uma pequena quantidade de urina na bexiga.
- Incontinência mista: as perdas urinárias ocorrem durante um esforço e também na presença de urgência.
Incontinência Urinária em Atletas de Alto Impacto
Quem realiza atividades físicas de alto impacto também não está livre da incontinência urinária. Durante a prática esportiva, há aumento da pressão intra-abdominal, que pode causar um impacto sobre o assoalho pélvico de três a quatro vezes mais que o peso do atleta.
Esportes que incluem contração abdominal máxima de forma repetitiva, como atletismo, artes marciais, fisiculturismo, basquete, futebol, aumentam a ocorrência de IU.
Diagnóstico
Para elaborar o diagnóstico dados como o levantamento histórico dos pacientes e um relato diário miccional, onde devem registrar as características e frequência da perda urinária.
Além também do exame urodinâmico, que é pouco invasivo e registra a ocorrência de contrações vesicais e a perda urinária sob esforço.
Tratamento
O Tratamento da Incontinência Urinária por esforço é basicamente cirúrgico, entretanto exercícios podem ajudar a reforçar a musculatura do assoalho pélvico.
Atualmente a cirurgia de Sling, em que se coloca um suporte para restabelecer e reforçar os ligamentos que sustentam a uretra e promover o fechamento durante o esforço, é a técnica mais utilizada e que produz melhores resultados.
Para a Incontinência Urinária de urgência, o tratamento é farmacológico e também por fisioterapia. O farmacológico consiste no uso ininterrupto de vários medicamentos, que contem substâncias anticolinérgicas para evitar a ontração vesical.
Esses remédios provocam efeitos colaterais como boca seca, obstipação e rubor facial.
Recomendações
- Procure um médico para diagnóstico e identificação da causa e do tipo de perda urinária que você apresenta;
- Não pense que incontinência urinária é um mal inevitável. Se o distúrbio for tratado como deve, a qualidade de vida melhorará muito;
- Considere os fatores que levam à incontinência urinária do idoso – uso de diuréticos, ingestão hídrica, situações de demência e delírio, problemas de locomoção – e tente contorná-los. Às vezes, a perda de urina nessa faixa de idade, É mais um problema social do que físico.
- Evitar a obesidade e o sedentarismo, controlar o ganho de peso durante a gestação, praticar exercícios fisioterápicos para fortalecer o assoalho pélvico, são medidas que podem ser úteis na prevenção da incontinência urinária.
Procure também a prevenção independente da idade, faça exercícios físicos e como falei evite a obesidade, faça um jejum intermitente.
Pegue um Ebook totalmente grátis, que contém um guia de emagrecimento com jejum intermitente. Clique na imagem abaixo ou vá até a página inicial desse site.
Quer acompanhar essa matéria em vídeo? É só clicar no player abaixo: