O Que É Apneia Do Sono? Quais Os Sintomas E Tratamento
O que é apneia do sono? Quais os sintomas e tratamento. Veja também as causas, tipos e prevenção desse distúrbio.
Você já acordou sufocado(a), geralmente após um pesadelo, onde se afogava ou faltava ar pra respirar?
Se isso ocorre constantemente com você, é um sinal que talvez você pode sofrer de apneia do sono ou apneia noturna como é também chamada.
A apneia do sono é um distúrbio, que nada mais é do que paradas momentâneas da respiração durante o sono. Geralmente são acompanhadas por ruídos excessivos, os famosos roncos.
Esse distúrbio pode acontecer de 5 a 6 vezes num espaço de 60 minutos. Ele compromete a qualidade do sono. Já que não permite que a pessoa recupere as energias durante o sono.
Sintomas
Além de ficar com sonolência durante o dia, a pessoa fica com dificuldade de concentração. Pode ainda causar dor de cabeça e pasmem, até impotência.
Outros sintomas como o ronco, a respiração ofegante, sono agitado, a sensação de sufocamento, como já falamos. E também o cansaço excessivo durante o dia são sinais claros de apneia.
A apneia é uma doença crônica que, devido a má qualidade do sono e a ausência de descanso. Pode levar a problemas de saúde mais sérios como hipertensão, diabetes, insuficiência e arritmia cardíaca.
Causas e Fatores de Risco
As causas da apneia são a obstrução das vias aéreas e alterações no sistema cerebral, que controla a respiração.
Entre os fatores de risco destacamos:
- Obesidade;
- Tabagismo;
- Congestão Nasal;
- Alcoolismo;
- Idade:
- Medicamentos tais como, calmantes e relaxantes para dormir;
Tipos
Existem 3 tipos de apneias do sono são elas:
Obstrutiva
É a mais comum, acontece na maioria absoluta dos casos. Como o próprio nome diz, é a obstrução das vias aéreas superiores. Que podem ser causados pela posição ao dormir ou por estreitamentos de anatomia.
A obesidade é um fator determinante para o surgimento dessa apneia.
Central
Esse tipo de apneia é mais raro, ele geralmente acontece após alguma doença que causa lesão cerebral. Sendo que esse fator altera a capacidade da pessoa em regular o esforço da respiração durante o sono.
Como exemplo dessas doenças, podemos citar pós AVC, tumor cerebral e doenças degenerativas do cérebro.
Mista
Um tipo de apneia ainda mais raro seria a Mista. Como o próprio nome diz, seria provocada tanto pela obstrutiva como pela central.
Diagnóstico
Uma maneira de se diagnosticar o indício de apneia, seria através de um relato de um sono agitado e barulhento. Nesse sentido, a avaliação do parceiro(a) é levada em consideração.
No entanto, a confirmação com exatidão, de um quadro mais grave desse distúrbio, seria através de um exame chamado polissonografia.
Esse exame é feito em uma clínica ou hospital. Onde o paciente passa a noite, ligado a um aparelho que registra os batimentos cardíacos. Registra também a respiração, atividade cerebral, movimento dos olhos e o nível de oxigênio no sangue.
Há também um aparelho portátil, semelhante a um relógio. Ele é preso ao pulso e ligado a um dos dedos da mão durante a noite de sono.
Posteriormente, esse aparelho é levado ao médico para que ele analise os resultados na tela de um computador.
Prevenção
Uma maneira de você se prevenir da apneia do sono, é a mudança do estilo de vida. Perder peso e deixar de fumar são fatores determinantes para a prevenção.
Não ingerir bebidas alcoólicas antes de dormir, também é um ponto importante, para quem quer ter uma noite de sono com mais qualidade.
Tratamento
Na maioria absoluta das apneias, uma mudança no estilo de vida, já pode resolver o problema.
Contudo, para quem tem dificuldades em perder peso e mudar seu estivo de vida. Recomendamos o Clipe Nasal Anti Ronco Air Sleep.
Com Air Sleep você melhora sua respiração durante o sono e tem uma noite mais tranquila sem roncos e sem apneias.
Se você respira pela boca ao dormir, ele dilata suas narinas e melhora sua respiração pelo nariz, fazendo você ter um sono de qualidade.
Clique aqui ou na imagem acima e saiba mais sobre esse fantástico produto.
Máscara CPAP ou Cirurgia
Para os casos mais graves, onde a obstrução é completa, o uso do CPAP é o indicado. Esse aparelho nada mais é que uma máscara de oxigênio ligada a uma máquina que empurra o ar até os pulmões. Entretanto para dormir pode ser um pouco desconfortável.
Para quem não quer ter esse desconforto, uma cirurgia pode corrigir o problema.
Gostou desse artigo? Deixe sua opinião nos comentários, se desejar acompanhar esse artigo em vídeo, basta clicar no player abaixo:
Fontes: Saúde Abril, Tua Saúde e Rededor São Luiz.